segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

I can get whatever I want... says he. I think it's a rape sequence... an abduction, according to John Williams



Porque é que eu me lembro de um qualquer Rapto de Perséfone , daqueles do século XVII, a propósito da sequência do rapto de Rey por Ren, em O Despertar da Força?

 https://pbs.twimg.com/tweet_video/CY3RarWWEAAZf-T.mp4


Há coisas explícitas no caso da carga sexual patente nas pinturas, que não está tão explícita em O Despertar da Força, mas..
Naquela sequência espantosa, iniciada com o rapto e prolongada no interrogatório, ela dorme e ele fica a observá-la…
Não sei se já perceberam a insistência neste ponto. Ele trouxe-a nos braços para a sua nave e vai interrogá-la. Esqueceu-se de tudo, particularmente do robot que tinha informações vitais para ele poder fazer frente à eficácia de Hux (no fundo, o seu maior inimigo da First Order) , mas a verdade é que ficou cego com ela, julga que domina tudo, está confortável e completamente mergulhado na situação criada.
Está tão confiante que tira a máscara, porque quer que ela o veja, naturalmente.
Este tirar a máscara é quase indecente.
Surpresa. O tipo parece ser humano e até tem luz. 
Ela reage com surpresa, ele pousa abruptamente a máscara.Teremos que perceber melhor este movimento simbólico (o capacete atirado às cinzas, mais tarde ao chão, imediatamente antes de matar o pai).
Estamos perante Ben Solo.
Inicia a conversa com a história do robot, afinal precisava dele… só que se esqueceu do robot por causa dela.Que grande treta de conversa, não vos parece?!
Está completamente assombrado por ela, mas ainda julga que consegue tudo o que quer, uáu.

Olha-a de alto a baixo, de soslaio, subtil e  disfarçado… depois aproxima-se da mente dela, e diz-lhe aquelas coisas da solidão e insónia… well! Viola-a.
Ela diz que não lhe vai dar nada…
Será? diz ele, e continua confiadamente a abusar dela.
Mas ela  resiste, e de repente diz-lhe coisas sobre o medo dele.
Bem...
O que é que querem que nós achemos?

Está aqui toda a matéria para o mais épico e proibido romance de todos os tempos.
Anakin caiu por causa de Padmé. Pode ser que Ben se salve por causa de Rey, já que está perdido por ela, ela é o caminho para o aparente poder que ele deseja. Mas parece que se apaixonou... não?
Bem, o mito de Hades e Perséfone estão implícitos, mas a novidade é o véu que se estabelece entre eles e sobre o futuro deles, embora seja claro que ele está amaldiçoado e  que vai tudo dar para o torto, como com Heathcliff.
Mal posso esperar pelo episodio VIII...

Sem comentários:

Enviar um comentário