Blogue dedicado a Richard Wagner, a Cecil B. DeMille, a Tolkien, à 7.ª Arte e a outras coisas de cultura, editado por Elsa Mendes desde 15 de Abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Hot iron in "The Cheat "
Em 1915 Cecil B.DeMille realizou um filme que é um prodígio de modernidade: The Cheat, com Fannie Ward e Sessue Hayakawa. Veja-se um excerto de uma das cenas mais impressionantes.
Geraldine Farrar em Carmen (1915), de Cecil B. DeMille
Geraldine Farrar canta Carmen. Imagens do filme Carmen (1915), de Cecil B. DeMille. É uma relíquia, acreditem!
terça-feira, 27 de abril de 2010
De Hedy Lamarr, disse George Sanders, que contracenou com ela em Sansão e Dalila: "When she spoke, one did not listen, one just watched her mouth moving and marvelled at the exquisite shapes made by her lips." http://www.guardian.co.uk/film/2009/dec/22/hedy-lamarr-screen-legend
Renee Fleming, C F Händel: Let the bright Seraphim
A Oratória Samson, de Georg Friedrich Haendel, estreou em Londres em 1743, com base num libretto de Hamilton, por sua vez baseado na obra de Milton Samson Agonistes. Uma das árias mais celebradas é Let the bright Seraphim, aqui interpretada por Renee Fleming.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
domingo, 25 de abril de 2010
Zubin Mehta e o Anel de Valencia
Esta produção do Anel merecerá uma análise mais detalhada quando conseguir ter acesso ao DVD mas, para já, aqui ficam alguns excertos dignos de nota, valha-nos o YouTube! É uma espécie de trailer do produto...
- Este artigo foi publicado na extinta revista da Associação Portugal/RDA. O autor era um wagneriano especial e único: João de Freitas Branco.
- ( o meu colega e amigo Vítor Santos teve a gentileza de me ceder esta preciosidade e enviar-me todo o artigo). Conto, com mais tempo, aqui citar excertos deste artigo...
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Milano. Alla Scala in scena il 'Tannhauser' del maestro Metha e della Fu...
Tannhäuser visto por Carlos Padrissa
domingo, 18 de abril de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
Não posso deixar de lhe prestar uma pequena homenagem, por isso aqui o deixo numa das suas interpretações maiores: o papel de Siegfried, na ópera Siegfried, do querido mestre. Esta passagem integra a famosa e histórica produção Barenboim-Kupfer, em Bayreuth.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Carmen Habanera (vaimusic.com)
A lendária Cantora Geraldine Farrar, do Metropolitan, foi uma Carmen incandescente em palco e no ecrã, representando de forma única a personagem da peça de Prosper Mérimée. No filme de DeMille, realizado em 1915, Farrar foi coadjuvada por Wallace Reid ( Don José) e Pedro de Cordoba ( Escamillo). A ópera desempenhou um papel de destaque no desenvolvimento da linguagem fílmica de Cecil B. De Mille e a contratação de uma cantora de ópera de renome para desempenhar o papel principal representou uma forma de credibilizar a linguagem do cinema numa altura em que ela ainda estava a dar os primeiros passos, entre outros aspectos.
A banda sonora é uma recriação da partitura de Hugo Riesenfelds para a estreia do filme de 1915 sob a direcção do musicólogo e director Gillian B. Anderson, com a London Philarmonic Orchestra. Como bonus, em algumas das cenas ouve-se a interpretação de Farrar.