sábado, 26 de abril de 2014

Notas sobre Os Pássaros, de Alfred Hitchcock




O filme Os Pássaros é sobre a criação de laços emocionais numa família, e os ataques sucessivos de pássaros representam projeções das emoções e conflitos  negativos e inconscientes entre as personagens do filme. 
Rob Ager descreveu na perfeição o assunto. 
Melanie, de personalidade descomprometida e superficial, querendo manter-se livre como um passarinho, interessa-se por Mitch. Vem da cidade para o mundinho rural de Bodega Bay para se aproximar de Mitch. Torna-se vítima de si própria  porque teme e não quer assumir um verdadeiro compromisso emocional, e porque vai enfrentar uma comunidade que a vai hostilizar e responsabilizar pelos males que se abatem sobre Bodega.
O primeiro ataque de um pássaro a Melanie resulta da emoção negativa (o ciúme) de Annie (ex-amante de Mitch) em relação a Melanie (ela pressente que Melanie lhe vai roubar Mitch). 
O segundo ataque, a gaivota morta à porta de Annie, reforça simbolicamente a emoção desta contra Melanie, ao perceber que se está a aprofundar a relação entre Mitch e Melanie. O terceiro ataque, primeiro ataque às crianças (primeiras vítimas das frustrações dos adultos), resulta da frustação concertada entre os sentimentos de Lydia, a mãe de Mitch (não suporta ficar só e não se quer ver privada do filho substituto do pai) e de Annie (que se sente a perder Mitch).
Na casa dos Brenner ocorrem os dois acontecimentos seguintes: a manifestação das lovebirds, indiciando a aproximação de Mitch e Melanie ( que Lydia não aceita) e o repentino ataque pela chaminé, evidenciando os ciúmes de Lydia.  
O sexto ataque (de uma gaivota a um vizinho, matando-o) mostra que a perda de Lydia se consumou, embora ela não o queira aceitar: a morte do marido e a tomada progressiva de consciência de que está só.  Nessa sequência, Lydia abre-se com Melanie e parece começar a aceitá-la melhor, enquanto Melanie e Mitch se aproximam ainda mais. O quinto ataque é o resultado da agressiva resposta emocional de Annie ao entender que perdeu Mitch em definitivo e o seu desespero despoleta a agressão. As gaivotas atacam impiedosamente as crianças, Melanie e a própria Annie à saída da escola.
O sétimo ataque é brutal, ocorre na vila, e Mitch e Melanie enfrentam depois uma comunidade de mulheres que culpam Melanie de todo o mal (tal como lhes roubou Mitch, ela pode roubar-lhes os homens), numa forte reação coletiva. O oitavo ataque leva à morte de Annie (suicídio por desespero?)
Finalmente, é na própria casa de Mitch ( gaiola) que as relações entre personagens se irão consumar e Melanie terá de enfrentar os seus próprios medos e expor-se à realidade do mundo exterior que se lhe oferece para lá da sua vivência de menina mimada da cidade. As aves irão simbolicamente atacar toda a casa, simbolizando o sofrimento que a vida real pode causar aos que se lhe entregam e se deixam comprometer. Melanie é atacada e é Mitch que a salva, agora com a conivência de Lydia, que também a ajuda. 
Construíram-se finalmente as bases de uma nova relação familiar e Melanie foi integrada. Lydia aceita que o filho construa a sua própria família e aceita Melanie. Mitch assume o seu duplo papel de substituto do pai e de parceiro de Melanie. 
Por isso, no final do filme, as aves já não atacam e a família sai da casa em paz.


Sem comentários:

Enviar um comentário