O filme Os Pássaros é sobre a criação de laços emocionais numa família, e os ataques sucessivos de pássaros representam
projeções das emoções e conflitos
negativos e inconscientes entre as personagens do filme.
Rob Ager descreveu na
perfeição o assunto.
Melanie, de personalidade descomprometida e superficial, querendo
manter-se livre como um passarinho, interessa-se por Mitch. Vem da cidade para
o mundinho rural de Bodega Bay para se aproximar de Mitch. Torna-se vítima de si própria porque teme e não quer
assumir um verdadeiro compromisso emocional, e porque vai enfrentar uma comunidade que a vai
hostilizar e responsabilizar pelos males que se abatem sobre Bodega.
O primeiro ataque de um pássaro a
Melanie resulta da emoção negativa (o ciúme) de Annie (ex-amante de Mitch) em
relação a Melanie (ela pressente que Melanie lhe vai roubar Mitch).
O segundo ataque, a
gaivota morta à porta de Annie, reforça simbolicamente a emoção desta contra
Melanie, ao perceber que se está a aprofundar a relação entre Mitch e Melanie.
O terceiro ataque, primeiro ataque às crianças (primeiras vítimas das frustrações dos
adultos), resulta da frustação concertada entre os sentimentos de Lydia, a mãe
de Mitch (não suporta ficar só e não se quer ver privada do filho substituto do pai) e de Annie (que se sente a perder Mitch).
Na casa dos Brenner ocorrem os
dois acontecimentos seguintes: a manifestação das lovebirds, indiciando a
aproximação de Mitch e Melanie ( que Lydia não aceita) e o repentino ataque pela chaminé, evidenciando
os ciúmes de Lydia.
O sexto ataque (de uma gaivota a
um vizinho, matando-o) mostra que a perda de Lydia se consumou, embora ela não o queira aceitar: a morte do marido e a tomada progressiva de consciência
de que está só. Nessa sequência, Lydia abre-se
com Melanie e parece começar a aceitá-la melhor, enquanto Melanie e Mitch se
aproximam ainda mais. O quinto ataque é o resultado da agressiva resposta
emocional de Annie ao entender que perdeu Mitch em definitivo e o seu desespero
despoleta a agressão. As gaivotas atacam impiedosamente as crianças, Melanie e
a própria Annie à saída da escola.
O sétimo ataque é brutal, ocorre
na vila, e Mitch e Melanie enfrentam depois uma comunidade de mulheres que
culpam Melanie de todo o mal (tal como lhes roubou Mitch, ela pode roubar-lhes
os homens), numa forte reação coletiva. O oitavo ataque leva à morte de Annie
(suicídio por desespero?)
Finalmente, é na própria casa de
Mitch ( gaiola) que as relações entre personagens se irão consumar e Melanie
terá de enfrentar os seus próprios medos e expor-se à realidade do mundo
exterior que se lhe oferece para lá da sua vivência de menina mimada da cidade. As aves irão simbolicamente atacar toda a casa, simbolizando o
sofrimento que a vida real pode causar aos que se lhe entregam e se deixam
comprometer. Melanie é atacada e é Mitch que a salva, agora com a conivência de
Lydia, que também a ajuda.
Construíram-se finalmente as bases de uma nova
relação familiar e Melanie foi integrada. Lydia aceita que o filho construa a
sua própria família e aceita Melanie. Mitch assume o seu duplo papel de substituto do pai e de parceiro de Melanie.
Por isso, no final do filme, as aves já
não atacam e a família sai da casa em paz.
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