quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Wagner - Chereau- Boulez



Uma grande produção...
Um vídeo excelente!

3 comentários:

  1. O anel de Chereau - Boulez, apesar da contestação inicial, foi um dos melhores dos últimos anos. Recomendo vivamente (existe em DVD).

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida. Ainda não foi ultrapassado.

    ResponderEliminar
  3. Parabenizo ao Blog pela execelente iniciativa e a idéia de trazer um pouco mais de luz ao estabelecer limites e semelhanças entre as grandiosas produções do Mestre de Bayreuth e o Mestre da Sétima Arte.
    Quanto à produção centenária do Anel, pela leitura de Boulez e Chèreau, tenho a dizer que foi o meu primeiro contato áudio-visual com a obra. Lamentavelmente, este ano perdemos Peter Hoffmann, o grande Siegmund daquela era. Acho Jon Vickers canastrão. Seu fraseado e dicção é cheio de maneirismos datados e o faz soar falso ainda que somente em gravações de áudio. Max Lorens também era assim, mas fruto do legado teatral da época e da escola francesa de interpretação. Sua voz, contudo, era inigualável. Temos hoje Joans Jauffman, já que Domingo está fora do páreo pois investiu em Wagner - em especial, em Die Walküre - tarde demais. A gravação em vídeo comercial de seu Lohengrin é simplesmente correta. Nada mais. Que Alagna nem Cura metam em suas cabeças enveredar pelo repertório Wagneriano ! Aguardo com ansiedade o lançamento do Anel de Chèreau-Boulez em Blu-ray. Aí, sim, teremos uma experiência completa daquelas noites históricas que quem vivenciou teve. Quanto à atemporalidade da interpretação da ópera e da experiência criativa de cada diretor artístico, respeito. Assisti o Anel 2010 com Terfell do MET-NY e achei fantástico. Pecoum apenas, na sonoridade - o que é imperdoável, dada a aqualidade acústica da casa.
    A todos, um Ano Novo wagneriano e espetacular, com paz, saúde e sucesso !

    ResponderEliminar